Sobre nós
A Santa Casa de Misericórdia de Carmo do Paranaíba, foi fundada em 15 de maio de 1946. Se destaca na prestação de serviços de saúde à comunidade local e regiões adjacentes.
Como uma entidade jurídica sem fins lucrativos e de caráter beneficente, sua principal missão é promover e defender a vida em todas as suas expressões. Independente de sua nacionalidade, raça, credo, opinião política ou qualquer outra condição.
A instituição realiza ações de saúde nos âmbitos preventivo, curativo e de reabilitação. Priorizando os indivíduos economicamente menos favorecidos, busca garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde.
Seu compromisso com a promoção da saúde e a assistência social é por prazo de duração indeterminado.
Dessa forma, desempenha um papel fundamental na comunidade. Oferece cuidados médicos de qualidade, promove a igualdade no acesso à saúde e contribui para o bem-estar da população atendida.
Fundador
Dr. Adilon Cardoso Teixeira
⁎ 17/02/1917
✞ 04/09/1996
Nasceu na fazenda Retirinho em São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais, sendo primogênito de seis irmãos. Sempre foi o primeiro aluno do Grupo Escolar e do Ginásio Municipal de Ouro Preto.
Aos 23 anos, em 1940, formou-se em medicina pela FM-UFMG. Após passar em 8º lugar no vestibular, sempre foi um bom aluno. Tendo seu pai acidentado, auxiliou toda a família.
Vice-Prefeito de Carmo do Paranaíba, quando se votava separadamente para Prefeito e Vice. O Prefeito foi Abílio Braz de Queiroz Primo, seu futuro sogro.
Fundou, construiu e equipou a Santa Casa de Misericórdia de Carmo do Paranaíba, para a comunidade. Durante anos, foi dedicado Provedor e Diretor Clínico.
Atendia bem a todos, inclusive convivendo com sua privacidade invadida.
Atendia aos leprosos em seus acampamentos, gratuitamente. Também assumia grande variedade de patologias.
Construiu o primeiro Posto de Saúde da Cidade, do qual foi chefe até aposentar-se.
Instalou o primeiro Laboratório da cidade, público, e treinou os primeiros técnicos em Laboratório, José Maria e José Rodrigues. Servia a todos na Santa Casa e no Posto de Saúde, enquanto seu comando.
Trouxe os primeiros aparelhos de Raio X e Eletrocardiograma. Interrompeu o exercício profissional para cursos e estudos.
Em 23 de setembro de 1953, por perseguição política recebe carta do Secretário de Saúde e Assistência, Dr. Mário Hugo Ladeira: “Premido pelas circunstâncias, assinei portaria, por autorização da autoridade superior, fazendo sua remoção “ex-offício” para Posto de Higiene de Carmo do Cajuru.
Para sua orientação, informo que é de trinta dias o prazo de apresentação na sede da nova designação, cabendo ainda recebimento de ajudo de custo, transporte seu e da família.”
Como era Vereador, o mais votado e quando não recebia salário, tinha o direito de completar o mandato. Permaneceu em Carmo do Paranaíba, onde faleceu e está sepultado.
Fundou o Clube Social Carmense e participou de tudo para a melhoria da cidade (Colégio Estadual, Cooperativa Agropecuária, Instituto Alto Paranaíba, Biblioteca Municipal, etc.).
Emocionou-se com a homenagem que recebeu em vida: “Santa Casa de Misericórdia de Carmo do Paranaíba Dr. Adilon Cardoso Teixeira”.
Durante sua vida e seu funeral foram inúmeras as manifestações de pacientes e amigos. Médico competente, caridoso, humilde e honesto.
Filho, marido, pai, tio e avô exemplar. Permanecerá para sempre em nossas memórias. A Todos os agradecimentos da família.